Matrix Revolutions (2003)

The Matrix Revolutions (Matrix Revolutions), é um filme estadunidense dirigido pelos irmãos Wachowski e protagonizado por Keanu Reeves (no papel de Neo). O filme foi lançado em 5 de Novembro de seis meses após The Matrix Reloaded e é a terceira e última parte da trilogia Matrix. The Matrix Revolutions é um filme de 2003 de ação de ficção científica americano e a terceira parcela do The Matrix trilogia. O filme foi lançado seis meses após The Matrix Reloaded. O filme foi escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski e lançado simultaneamente em sessenta países em 5 de novembro de 2003. Apesar de ser o filme final da série, o enredo Matrix continuou em The Matrix Online.

Sinopse de The Matrix Revolutions

The Matrix Revolutions inicia imediatamente após os eventos de Matrix Reloaded. Como resultado de sua luta com o Sentinelas, Neo retorna à consciência em uma espécie de limbo (que é um ponto de transição entre Matrix e a Cidade das Máquinas) só acessível por despacho de Merovingian, na periferia da Matrix, a partir do qual sua mente é incapaz de libertar-se. Ordenado pelo Trainman (um servo do Merovingian), que por ele poderia ficar lá para a eternidade, Neo continua aprisionado até ser libertado por Trinity, que ameaça o Merovingian em um impasse, libertando-o.

Neo determina, através de suas novas habilidades, que, na verdade, a profecia da Oráculo estava correta: O escolhido (The One) deve retornar à fonte para parar a guerra. No entanto, o Arquiteto alterou a profecia e obrigou os antecessores de Neo a terminarem o seu caminho com a destruição de Zion e o reinício da Matrix. Após uma última visita à Oráculo, Neo descobre que não deve se preocupar com os Sentinelas, mas com o Smith, cuja clonagem se multiplica e não só irá conduzir a uma falha mortal da Matrix, matando todos os seres humanos e os programas dentro dela, como danificará seriamente a própria Cidade das Máquinas. Além disso, baseando-se nas explicações anteriores da Oráculo acerca da natureza da escolha, Neo aprende que a afirmação do arquiteto de que a sua escolha ao salvar Trinity inevitavelmente levaria à extinção da humanidade estava incorreta. Neo informa que ele agora tem o poder de escolha para acabar com a guerra e derrotar o Smith. Ela diz “Tudo o que tem um começo tem um fim, Neo”. Neo deve retornar à Fonte — fortemente vigiada — na Cidade das Máquinas, na esperança de parar os Sentinelas e Smith.

A Neo e Trinity é dado o Logos, uma aeronave comandada por Morpheus e sua ex-amante, Niobe, para o que parece uma viagem suicida à Cidade das Máquinas. Entretanto, o Capitão Roland e os sobreviventes da tripulação de Nabucodonozor, Link e Morpheus, vão no aerodeslizador Hammer (Mjolnir) tentar retornar para Zion, agora cercada e diante do ataque das Máquinas. Neo e Trinity são emboscados pelo passageiro clandestino Bane/Smith, que cega Neo, mas é morto quando Neo descobre que ele ainda pode ver a aura do Smith com um misterioso terceiro olho concedido pelos seus poderes. Neo, com Trinity como piloto, guia o Logos pelas defesas da cidade das máquinas, mas a Logos tem problemas ao aterrisar, o que traz a Trinity ferimentos fatais e ela morre, deixando Neo sozinho para enfrentar a cidade das máquinas.

Neo encontra o Deus Ex-Machina, uma Máquina construída, e negocia a paz entre homens e máquinas, caso ele pare o Smith, que tem impregnado todos os habitantes da Matrix com um clone de si mesmo e não ameace a Matrix apenas com uma sistema falha, mas uma invasão dos Smith infecionados no código da própria cidade das maquinas. A oferta é aceita; Neo entra na Matrix pela última vez, ao descobrir que o programa tem Smith clonou por todo o mundo simulado, e ele transformou em uma borrasca escura onde as cópias de Smith, vivem. Uma das cópias de Smith passa em frente e luta contra Neo, e parece ter finalmente conseguido poderes dentro da Matrix para fazê-lo (Smith assimilou a Oraculo, ganhando seus poderes). Os dois se envolvem numa aparente batalha sem fim entre as duas forças de igual poder. A luta catastrófica deixa os dois em posição de igualdade, como Smith não conseguia derrotar Neo, enquanto Neo percebeu que não poderia ganhar essa batalha. Tendo nada a perder (com a morte de Trinity), e tudo a ganhar pela humanidade e Machine, Neo intencionalmente sacrifica-se ao Smith e permite a ele a sua vitória para finalmente infectar Neo com o programa Smith e Neo virar de corpo e mente em um clone do Smith. Mas quando ele tem sucesso, Neo/Smith clonado mostra rachaduras no seu pescoço e começa a explodir, e todas as outras encarnações de Smith na Matrix fazem o mesmo. Finalmente, o vírus- smith é totalmente eliminada do software da Matrix. Este processo de destruição aparentemente destrói Smith e a consciência de Neo também. Porém há suspeita de neo ter sobrevivido porque ele enxerga a cidade das maquinas enquanto seu corpo é levado pelas Maquinas a cidade das Maquinas, enquanto em Zion as Maquinas interrompem o seu ataque e fogem, em deferência a permuta pela paz que Neo propôs. Assim como a paz, Neo também tinha negociado que quaisquer mentes humanas que se tornam conscientes da natureza da Matrix será permitida a liberdade sem interferências.

Com o fim do filme, vemos um gato preto andando abaixo de uma calçada destruída. Ela para, aparece para digitalizar como a própria Matrix é desligado ou reiniciado, e repete e recomeça o seu funcionamento. (Esta foi uma alusão a uma cena onde Neo vê um gato preto aparecendo duas vezes em The Matrix “, um indício de que algo tenha sido alterado dentro do código da Matrix. Para Neo, isto foi uma experiência de déjà vu). Sati (Matrix) Sati, um novo programa criado na Matrix, desperta, reúne-se com a Oraculo, e cria um colorido amanhecer em homenagem ao Neo.

Sati pergunta se vamos ver Neo novamente. A Oraculo diz, “eu tenho suspeitas que sim”.

Críticas de The Matrix Revolutions

O filme The Matrix Revolutions é muito complicado, caso vocês queiram entender algo dele terão que prestar bastante atenção, se não você vai achar o filme bem ruim. Após enfrentar os sentinelas no mundo real, Neo (Keanu Reeves) tem sua mente presa em um local que fica entre a Matrix e a realidade, do qual apenas poderá sair com a ajuda de Trainman (Bruce Spence).

Após perceberem que as ondas cerebrais de Neo são idênticas as de uma pessoa conectada à Matrix, Trinity (Carrie-Anne Moss) e Morpheus (Laurence Fishburne) buscam a ajuda da Oráculo (Mary Alice) e Seraph (Sing Ngai). Trinity, Morpheus e Seraph vão em busca de Merovingian (Lambert Wilson), que possui controle sobre Trainman e pode libertar Neo.

Após obterem sucesso no resgate, o trio se divide em duas missões: enquanto Morpheus e a tripulação de duas naves estão indo rumo a Zion, na tentativa de ajudar no combate contra as máquinas, Neo e Trinity se dirigem à cidadela das máquinas. Para compreender completamente Matrix Revolutions você terá que ver o primeiro e o segundo filmes da trilogia para entender algo, se não você não vai entender nada do filme e vai achar que o filme é ruim o que não é verdade. A trilogia Matrix é um pouco complica, porém possui historias e um enredo complexo e interessante e até hoje tem várias teorias do filme, eu recomendo você assistir com tanto que você preste bastante atenção no filme.

Mensagens subliminares de The Matrix Revolutions

Este site foi criado por Luís Eduardo Alló (fundador e editor), bacharel em Direito, mineiro de Muriaé – MG e que adora trabalhar na web.


© 2010-2017 Extrapolando | Mapa do Site | Sobre | Política de Privacidade

Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Alló Digital